Zlata tem onze anos e vive em Sarajevo. Mantém um diário, no qual vai registrando seu cotidiano. Mas a guerra eclode na ex-Iugoslávia e irrompe no diário da menina. As preocupações do dia-a-dia desaparecem diante do medo, da raiva, da perplexidade. O universo de Zlata desmorona. "Domingo, 5 de abril de 1992Dear Mimmy,Estou tentando me concentrar nos deveres (um livro para ler), mas simplesmente não consigo. Alguma coisa está acontecendo na cidade. Ouvem-se tiros nas colinas. [...] Sente-se que alguma coisa vai acontecer, já está acontecendo, uma terrível desgraça."Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1994, categoria tradução/criança
O visconde partido ao meio, publicado originalmente em 1952, veio a compor com O cavaleiro inexistente e O barão nas árvores uma trilogia a que Italo Calvino (1923-85) chamou de Os nossos antepassados, uma espécie de árvore genealógica do homem contemporâneo, alienado, dividido, incompleto. É a história de Medardo di Terralba, o voluntarioso visconde que, na defesa da cristandade contra os turcos, leva um tiro de canhão no peito, mas sobrevive, ficando absurdamente partido ao meio. A metade direita atormentada pela maldade, e a esquerda, pela bondade. "Ainda bem que a bala de canhão dividiu-o apenas em dois", comentam aliviadas suas vítimas.
Após cumprir pena de trabalhos forçados por quase vinte anos, Jean Valjean é posto em liberdade. Seu coração está cheio de ódio e rancor. Sem ser aceito em nenhum lugar, encontra abrigo na casa do bispo, que lhe oferece comida e pouso. Mas a amargura e a revolta que traz no coração fazem com que Jean Valjean não reconheça a generosidade recebida. A partir desse acontecimento, Jean Valjean vai descobrir uma fé que julgava morta dentro dele, e qualidades que também desconhecia haver em si próprio.
O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
A obra de Ciências do Projeto Teláris é líder do segmento. Sua abordagem, aperfeiçoada ao longo de muitos anos no mercado, envolve o aluno já na seção inicial A questão é. Essa seção ajuda o professor a introduzir o assunto e a estabelecer gradativamente um vínculo entre o aluno e o tema que será estudado. Ao longo dos textos dos capítulos, são evidenciadas as relações entre a Ciência e o cotidiano do aluno, criando uma motivação a mais para que ele amplie sua curiosidade natural. Em várias situações também são apresentados boxes específicos de História, tecnologia, cotidiano e sociedade para dar ainda mais ênfase sobre o papel fundamental da Ciência em nossa vida. As atividades propostas permitem trabalhar os principais conceitos explorados e também desenvolvem importantes habilidades, como a observação, a análise, a pesquisa e a experimentação nas seções Pense um pouco mais, Mexa-se e Aprendendo com a prática.
Aspectos humanos, econômicos, políticos e físicos da Geografia são contemplados nesta obra sob uma visão crítica, articulada com abordagens ecológica e humanista. Contém Objetos Educacionais Digitais, alguns exclusivos para o professor e outros disponíveis para o aluno. Principais seções do livro: Ponto de partida debate temas que serão estudados na unidade. Geolink textos complementares com questões sobre o conteúdo da seção. Infográficos imagens e textos curtos que resumem um assunto. Texto e ação atividades no fim de tópicos. Atividades finais subdivididas em: +Ação relativas ao conteúdo do capítulo; De olho na imagem proposta visual para análise dos recursos apresentados; Conexões diferentes linguagens e recursos que favorecem conexões com outras áreas do conhecimento e com temas transversais. Ponto de chegada síntese das habilidades que o aluno adquiriu e sugestão de leituras, sites e vídeos.
No Projeto Teláris História, ganhador do prêmio Jabuti de 2013 na categoria "Livro Didático", os autores utilizam recursos didáticos que visam um melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem. Novo projeto gráfico-editorial, privilegiando imagens e boxes explicativos. Capítulos organizados em unidades temáticas. Revitalização da proposta de leitura de imagens, presente nas imagens condutoras e na seção Olho vivo. Novas seções de conteúdo: Raio X (que propõe a análise de documentos e vestígios históricos diversos) e Conexões (que promove a interdisciplinaridade entre a História e outras áreas do conhecimento). Seções que estimulam o diálogo entre fatos e contextos do passado e do presente, como as seções Diálogos e Nosso Mundo Hoje. Mais de 150 atividades novas. Vídeos com aulas invertidas para os alunos, estimulando o estudo prévio do conteúdo a ser trabalhado. OEDs inéditos para aluno e professor, com infográficos, entrevistas, documentários em vídeo e conteúdos diversos que complementam os temas em foco e trazem novos pontos de vista a respeito de assuntos relevantes da sociedade de nossos dias.
The Oxford Bookworms Library provides an enormous range of reading, for students of almost every reading ability. The series, recently updated and revised, offers: *Quality stories that make reading enjoyable. *A highly respected grading system, which ensures that every story is written using language that students can understand. *Six stages to provide stories at different levels of ability. *Specially written stories, mainly at the lower levels, and adaptations of well-known works at higher levels. *Extendend Activities section in every book, incorporating: *'Before Reading' activities, to stimulate and prepare students for reading. *'While Reading' activities, to sustain students' interest in the story. *'After reading' activities, to review the story and discuss the issues that it raises. *Informative 'About the Author' section in each book. *Illustrations to support the story and help introduce new vocabulary.
Ensinar sobre religião significa também falar das realidades humanas, em suas múltiplas, complexas e atuais manifestações. Todos os Jeitos de Crer contribui, assim, com grande variedade de temas transversais, que possibilitam aos alunos uma reflexão inter-religiosa, ética, filosófica e histórica e o respeito mútuo, dentro e fora da sala de aula, reforçando a visão ecumênica e interdisciplinar da coleção. As fotografias e as obras de arte de diversos períodos e movimentos presentes na coleção auxiliam na compreensão e na expansão dos conteúdos, tornando o aprendizado mais agradável e significativo. O conteúdo é apresentado em capítulos independentes, permitindo a escolha dos temas que serão trabalhados ao longo do ano, na ordem em que preferir.
Os contos deste livro retratam situações insólitas em que o dramático e o fantástico se misturam, alterando o cotidiano de pessoas comuns.